NUTRIÇÃO - DIETAS

Nossa alimentação



Existem diversas escolas de alimentação. Algumas se preocupam principalmente com a quantidade de nutrientes. Fazem minuciosa análise química e dividem os nutrientes em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, etc.
As escolas de alimentação mais recentes se preocupam principalmente com a qualidade, isto é, o valor biológico dos alimentos que usamos nas refeições. Ela não se preocupa com proteínas, carboidratos e calorias, mas classifica os alimentos pela sua vitalidade.
Enquanto em regiões pobres se fala de fome e desnutrição, poucos sabem que a alimentação industrializada, sem valor biológico, está provocando doenças crônicas gravíssimas, muito mais difíceis de solucionar do que os problemas relacionados com a desnutrição. Na realidade, a comida simples, caseira, de lugares subdesenvolvidos, é muito mais nutritiva e sadia do que todos os alimentos produzidos pela indústria.


Infelizmente, essas informações não são muito divulgadas. A alimentação saudável contraria muitos hábitos alimentares arraigados. A dona de casa não está disposta a abrir mão da comodidade dos alimentos prontos e do forno de microondas, fornecidos pela indústria alimentícia.
Sugerimos que também consulte as seguintes publicações:
"Você sabe se alimentar?", "Vem, vamos comer" e "Um assassinato perfeitamente legal — nossa alimentação", disponíveis na PAULUS Editora.
O livrinho sobre alimentação do Dr. Bruker e a tabela VALOR BIOLÓGICO DOS ALIMENTOS, disponíveis na TAPS.


VEJA TABELA ABAIXO
Explicação da tabela


A nova escola de alimentação não se preocupa com proteínas, carboidratos e calorias dos alimentos. Ela classifica os alimentos pelo seu valor biológico, pela sua vitalidade.
A tabela mostra como o valor biológico dos alimentos diminui, da coluna 1 para a coluna 6, pela manipulação e industrialização. As colunas foram divididas em alimentos do reino vegetal, do reino animal e bebidas.
A classificação mostra um esquema simplificado da tabela de Kollath, cientista alemão que dedicou sua vida à pesquisa sobre alimentação.


Coluna 1
Contém alimentos naturais que conservam o seu valor total. As sementes constituem a maior concentração de elementos vitais. Não colocamos carne nesta coluna porque não costuma ser consumida crua.
Os alimentos que constam desta coluna podem ser extremamente prejudicados pelo uso de agrotóxicos na lavoura. Também são prejudicados ovos e leite, pela criação de animais com ração industrializada, hormônios e antibióticos.




Coluna 2
A alteração dos alimentos desta coluna é apenas mecânica: moer, comprimir, descascar, triturar, ralar, espremer, bater, etc. Nenhuma parte permanece com o mesmo valor do alimento integral.
As sobras deste trabalho mecânico (p.ex. bagaços) costumam ser desprezadas e dadas para os animais. Muitas vezes, a parte desprezada tem maior valor do que aquilo que é consumido pelo homem.


Coluna 3
Os alimentos desta coluna foram alterados pela fermentação natural, que leva à perda de algumas vitaminas. A fermentação pode produzir novos alimentos no reino vegetal e também a partir do leite. Porém, os demais alimentos do reino animal apodrecem pela fermentação.
As colunas 1, 2 e 3 compreendem alimentos que
— quando isentos de agrotóxicos e manipulados corretamente — podem ser considerados naturais.
Eles contêm todos os elementos vitais, incluindo
as essências aromáticas, as enzimas e aquelas vitaminas
que, a partir desta coluna, são destruídas pelo calor.


Coluna 4
A partir desta coluna, os alimentos só têm valor parcial. Temos, como exemplo, o pão integral, que é prejudicado pelo calor. Entretanto, como a vitamina B só é destruída a 160ºC, o pão continua uma fonte importante para a alimentação saudável. Para compensar a perda de elementos vitais pelo calor, precisamos comer também, diariamente, alimentos das primeiras três colunas.




Cozinhar produz as seguintes alterações nos alimentos:
Destrói todas as essências aromáticas e as enzimas;
Destrói uma série de vitaminas (p.ex. ácido fólico, vitamina C);
Altera as proteínas;
Altera as células.
A carne de boi e de frango não é apenas prejudicada pelo calor, mas também por hormônios e outros medicamentos dados para os animais.


Coluna 5
Os alimentos desta coluna perderam ainda mais do seu valor, devido aos processos usados para permitir a conservação. Os alimentos que foram refinados, pulverizados, condensados, tratados quimicamente ou por irradiação, perderam tanto do seu valor biológico que podem ser considerados “mortos”. Hoje, existem muitos produtos em pacotes, em vidros ou em latas, que indevidamente levam o nome de “natural”.


Coluna 6
Os produtos desta coluna não têm nada a ver com o alimento original. Foram extraídos, isolados a partir de algum alimento ou formam substâncias totalmente artificiais. Incluem os aditivos químicos (conservantes, aromatizantes, corantes, etc.), as vitaminas artificiais e as gorduras artificiais (quase todas as margarinas).


Todos estes produtos, além de não terem nenhum valor biológico para o nosso organismo, em muitos casos são altamente prejudiciais. Muitos corantes, que a indústria utiliza em quantidade controlada, são usados, à vontade, pelas mães para enfeitar bolos e doces. Entretanto, corantes são verdadeiros venenos, quando consumidos em excesso.
Atenção: A pessoa que quer manter a saúde precisa se alimentar com, pelo menos, 1/3 (um terço) dos alimentos das colunas 1, 2 e 3, cheios de vida, e pode incluir 2/3
(dois terços) da coluna 4. Precisa evitar os alimentos das colunas 5 e 6.
Quem consome alimentos naturais e integrais não precisa se preocupar com calorias, gorduras,
proteínas e carboidratos.




baixe arquivos sobre alguns temas 



Nenhum comentário:

Postar um comentário